Este blog foi criado por alunos (as) que estão cursando o 3º módulo de Logística da etec Cônego José Bento da cidade de Jacareí SP A título de conclusão da matéria de Gestão de Transporte, sobre orientação de profº MSC Levi Pinto de Miranda.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Hidróxido de Sódio

Hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo. É produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura).

É utilizado em reações químicas por sua alta reatividade. Exemplos: em degradações, onde é usado para preparar alcanos a fim de diminuir a quantidade de carbono na cadeia. Usado também, juntamente com o óxido de cálcio (CaO), para diminuir a reatividade e prevenir a corrosão dos tubos de ensaio.

O manuseio do hidróxido de sódio deve ser feito com total cuidado, pois apresenta um quadro considerável de danos ao homem. Se for ingerido, pode causar danos graves e as vezes irreversíveis ao sistema gastrointestinal, e se for inalado pode causar irritações, sendo que em altas doses pode levar à morte. O contato com a pele também é um fato perigoso, pois pode causar de uma simples irritação até uma úlcera grave, e nos olhos pode causar queimaduras e problemas na córnea ou no conjuntivo.

Em casos de contato com o hidróxido de sódio, deve-se colocar a região exposta em água corrente por 15 min e procurar ajuda médica, se for ingerido deve-se dar água ou leite à vítima sem provocar vômito na mesma, se for inalado levar a vítima para um local aberto para que possa respirar. Se caso a vítima não esteja respirando, é necessário usar respiração artificial.

TÓXICO E CORROSIVO - TÓXICO PARA O MEIO AMBIENTE


DADOS GERAIS

SINÔNIMOS: ácido muriático, muriatic acid, chlorohydric acid, hydrochloric acid.
FÓRMULA MOLECULAR: HCl
CAS No: 7647-01-0
EC No: 231-595-7

DADOS FÍSICOS

APARÊNCIA: LÍQUIDO LÍMPIDO E INCOLOR OU LEVEMENTE AMARELADO COM CHEIRO PUNGENTE (EVITE CHEIRAR!!!).
O ÁCIDO CONCENTRADO É FUMEGANTE.
PONTO DE FUSÃO: -25 C
PONTO DE EBULIÇÃO: 109 C
GRAVIDADE ESPECÍFICA: 1.19
 

ESTABILIDADE

ESTÁVEL. EVITE A APROXIMAÇÃO A CHAMAS, FONTES DE CALOR. INCOMPATÍVEL COM A MAIORIA DOS METAIS COMUNS, AMINAS, ÓXIDOS METÁLICOS, ANIDRIDO ACÉTICO, PROPIOLACTONA, ACETATO DE VINILA, SULFATO DE MERCÚRIO, FOSFETO DE CÁLCIO, FORMALDEÍDO, ÁLCALIS, CARBONATOS, BASES FORTES, ÁCIDO SULFÚRICO, ÁCIDO CLOROSULFÔNICO 

TOXICOLOGIA

EXTREMAMENTE CORROSIVO. A INALAÇÃO DO VAPOR PODE CAUSAR FERIMENTOS SÉRIOS. A INGESTÃO PODE SER FATAL. O LÍQUIDO PODE CAUSAR DANOS À PELE E AOS OLHOS. TLV 5 ppm.
FRASES DE RISCO
R23 R24 R25 R34 R36 R37 R38.

RISCOS AO MEIO AMBIENTE

LETAL PARA PEIXES A PARTIR DE  25 mg/l. TÓXICO PARA ORGANISMOS AQUÁTICOS DEVIDO À ALTERAÇÃO DE pH!!

PROTEÇÃO PESSOAL

ÓCULOS DE PROTEÇÃO, PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (PROCURE TRABALHAR EM CAPELA COM EXAUSTÃO ADEQUADA, LUVAS. 
FRASES DE SEGURANÇA
S26 S36 S37 S39 S45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário