Este blog foi criado por alunos (as) que estão cursando o 3º módulo de Logística da etec Cônego José Bento da cidade de Jacareí SP A título de conclusão da matéria de Gestão de Transporte, sobre orientação de profº MSC Levi Pinto de Miranda.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Amônia

 
Amônia

A amônia ou amoníaco (NH3) é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio. É obtida por um processo famoso chamado Haber-Bosch que consiste em reagir nitrogênio e hidrogênio em quantidades estequiométricas em elevada temperatura e pressão. É a maneira de obtenção de amônia mais utilizada hoje em dia. Esse processo leva o nome de seus desenvolvedores Fritz Haber e Carl Bosch.
À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água. Transporta-se esse gás na sua forma liquefeita dentro de cilindros de aço sob muita pressão.
Utilizada em compostos de agente refrigerante, na preparação de fertilizantes como nitrato de amônia, superfosfatos e nitrogenantes que são soluções de amônia e nitrato de amônia, sais de amônia e uréia. Na indústria petroquímica a amônia é utilizada como base para neutralizar ácidos provenientes do óleo cru a fim de proteger da corrosão os equipamentos pelos quais esse óleo vai passar. Largamente utilizada para a extração de metais como cobre, níquel e molibdênio de seus respectivos minérios.
Como já foi dito, a amônia pode ser um gás muito tóxico se inalado e/ou ingerido. Causando grande irritação nas vias respiratórias, boca, garganta e estômago. Sua inalação pode causar dificuldades respiratórias, inflamação aguda do sistema respiratório. Mas contanto que sempre sejam usadas máscaras apropriadas para gases e sempre se esteja atento para qualquer vazamento, a amônia pode ser usada tranquilamente.

AVISO: VENENO! PERIGO! SOLUÇÃO ALCALINA CORROSIVA. QUEIMAM A QUALQUER ÁREA DE CONTATO. PREJUDICIAL SE INGERIDO, INALADO OU ABSORVIDO PELA PELE.

Índices:
Saúde: 3 - severo
Flamabilidade: 1 - leve
Reatividade: 2 - moderado
Contato: 3 - severo

Equipamento a ser usado em laboratório: óculos, avental, capuz, luvas;
Código de Armazenamento: Azul *Etiqueta deve conter a precaução de se evitar contato com olhos, pele e roupas, respiração da poeira. Deve conter também instruções de se usar com ventilação adequada.

Efeitos potenciais à saúde:

Inalação
Corrosivo. Extremamente destrutivo aos tecidos das membranas mucosas e área respiratória. Sintomas podem incluir sensação de queima, ardência, tosse, laringite, respiração ofegante, enxaqueca, náusea e vômito. Pode ser fatal como resultado de inflamação de espasmo e edema da laringe e bronquite, substância química, pneumonia e edema pulmonar.
Ingestão
Corrosivo. A ingestão pode causar queimaduras severas da boca, garganta e pode conduzir a morte. Possa causar dores de garganta, vômito e diarréia.
Contato com a pele
Pode causar dor, vermelhidão, irritação severa ou queimaduras. Pode ser absorvido pela pele com possíveis efeitos sistêmicos.
Contato com os olhos
Causa irritação, vermelhidão e dor. Pode resultar em cegueira temporária ou permanente.
Exposição crônica
Exposição repetida e prolongada pode causar dermatite, dano do olho, fígado, rim ou pulmões.
Agravo das condições pré-existentes
Nenhuma informação foi encontrada.


2) MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS


Inalação
Remover o indivíduo exposto ao ar livre. Se não estiver respirando, fazer respiração artificial. Se respirar com dificuldade, dê oxigênio. Procure ajuda médica.
Ingestão
Não induza o vômito. Dê quantidades grandes de água. Nunca dê algo pela boca para uma pessoa inconsciente.
Contato com a pele
Lave imediatamente em água corrente por, pelo menos, 15 minutos. Remova a roupa contaminada e os sapatos. Procure ajuda médica. Lave as roupas e os sapatos antes de reutilizá-los.
Contato com os olhos
Lave imediatamente com água corrente por, pelo menos, 15 minutos, abrindo e fechando ocasionalmente as pálpebras. Procure ajuda médica imediatamente.


3) MEDIDAS EM CASO DE INCÊNDIO


Fogo
Não considerado perigo de fogo.
Explosão
Emite vapores inflamáveis. Vapores podem formar mistura explosiva com ar. Recipientes fechados expostos ao aquecimento podem explodir.
Meio de extinção de fogo
Usar qualquer medida apropriada para extinguir o fogo.


4) MEDIDAS PARA VAZAMENTO ACIDENTAL

Ventilar a área de vazamento. Usar equipamento de proteção pessoal apropriado especificado a seguir. Quando ocorrer o vazamento, recolher o material num container apropriado para descarte posterior, usando um método que não gere lixo.

5) MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Mantenha o material em um container bem fechado, armazenando-o em local fresco, seco em área ventilada. Proteja contra dano físico e isole de substâncias incompatíveis. Os containers vazios deste material são tóxicos quando vazios pois retêm resíduos; observe todos os avisos e precauções com relação ao produto.

6) CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO PESSOAL

Sistema de Ventilação: um sistema de exaustão local ou geral é recomendado para manter a exposição do usuário(a) a menor possível. O sistema local é preferível porque controla a emissão do contaminante em sua origem, prevenindo dispersão dele numa área maior.
Respiradores pessoais: para as condições de uso em que há exposição a poeira ou vapor, um respirador de meia face contra poeira e vapor é efetiva. Para emergências e instâncias em que não se sabem os níveis de exposição, use uma respirador inteiriço de pressão positiva. AVISO: respirador com purificação de ar não são efetivos num ambiente deficientes de oxigênio.
Proteção da Pele: use luvas protetoras e roupas limpas que cubram todo o corpo.
Proteção dos Olhos: use óculos químico-protetores. Mantenha uma fonte para lavar os olhos na área de trabalho.

7) ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade: Estável sob de condições ordinárias de uso e armazenamento

Produtos de sua decomposição: Queimando pode produzir amônia e óxidos de nitrogênio.

Polimerização do produto: não ocorrerá.

Incompatibilidades: Amônia é incompatível com mercúrio, cloro, hypochlorite de cálcio, ácido de hydrofluoric (anhydrous), pentaflouride de bromo, trifluoride de cloro, chloroformates, ácidos fortes, agentes oxidando fortes, metal, zinco, alumínio, cobre, sulfate de dimethyl. Corroe cobre, zinco e muitos superfícies metálicas. Reage com hypochlorite ou outras fontes de halógeno para formar combinações explosivas que são sensíveis a pressão ou aumentos de temperatura. Reação com ácido sulfúrico ou outros ácidos de mineral fortes são exotérmicas

Condições a se evitar: manter longe de calor, luz solar direta e incompatibilidades.

8) INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Destino no ecossistema: Nenhuma informação foi encontrada.

Toxicidade ambiental: Nenhuma informação foi encontrada.


9) CONSIDERAÇÕES PARA ELIMINAÇÃO:

Sempre que não for possível salvar a substância para reutilização ou reciclagem, esta deve ser colocada em um aparato aprovado e apropriado para eliminação do lixo. O processamento, o uso ou contaminação deste produto pode alterar a forma de administrar o lixo.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário