Este blog foi criado por alunos (as) que estão cursando o 3º módulo de Logística da etec Cônego José Bento da cidade de Jacareí SP A título de conclusão da matéria de Gestão de Transporte, sobre orientação de profº MSC Levi Pinto de Miranda.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Hipoclorito de Sódio

Hipoclorito de Sódio

É um composto químico com fórmula NaClO. Uma solução de hipoclorito de sódio é usada frequentemente como desinfetante e como agente alvejante; na verdade, é frequentemente chamado por apenas "alvejante", embora outros produtos químicos sejam chamados assim também.

O agente branqueador nas lixívia (português europeu) ou água sanitária (português brasileiro) comerciais é o hipoclorito de sódio, o qual é produzido pela reação do cloro com o hidróxido de sódio. Em solução aquosa, o hipoclorito de sódio dissocia-se em íon sódio e em íon hipoclorito, sendo este último o agente branqueador, através de uma reação de oxidação-redução entre o íon hipoclorito (o agente oxidante) e a mancha colorida ou nódoa a remover (agente redutor).
O hipoclorito de sódio pode ser preparado pela absorção do gás cloro em solução de hidróxido de sódio mantida em resfriamento (abaixo dos 40 °C):

O hidróxido de sódio e o cloro não são produzidos comercialmente pelo processo cloro-álcali e, em tal processo, não há necessidade de isolá-los para a preparação do hipoclorito de sódio. Portanto, o NaClO é produzido industrialmente pela eletrólise de uma solução de cloreto de sódio sem nenhuma separação entre o cátodo e o ânodo.
A solução deve ser mantida abaixo dos 40 °C por serpentinas de resfriamento, para prevenir a formação de clorato de sódio.
           
COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

-          Substância: Hipoclorito de Sódio

-          Nome químico comum ou nome genérico: Água Sanitária, Água de Javel ou Branqueador doméstico.

-          Sinônimo: Clorox

-          Registro no Chemical Abstrat Service (nº CAS): 7681-52-9

IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

-          Perigos mais importantes: Na decomposição do NaCl, produz-se o gás Cloro, com propriedades tóxicas muito irritante aos olhos e vias respiratórias.

-          Efeitos do produto:

-          Efeitos adversos à saúde humana:

Olhos: Pode causar queimaduras graves e possível perda da visão;
Pele: Pode causar queimaduras graves;
Ingestão: Pode causar queimaduras às mucosas da boca, esôfago e estômago;
Inalação: Pode causar irritação da via respiratória superior, resultando em tosse, sensação de engasgo e de queima na garganta e edema pulmonar.

-          Efeitos ambientais: Polui os rios, a flora, o solo, o ar e prejudica a fauna.

-          Perigos físicos e químicos: Contato com metais pode liberar gás explosivo (hidrogênio).
-          Perigos específicos: Pode ser um agente oxidante, reage com produtos orgânicos, podendo resultar fogo. É incompatível com agentes redutores (amônia, éter). Soluções de Hipoclorito de Sódio são razoavelmente estáveis em concentrações abaixo de 1%. A estabilidade diminui com concentração, calor, expedição a luz, diminuição do pH e contaminação com metais pesados como Níquel, Cobalto, Cobre e Ferro que agem como catalisadores (liberação de Oxigênio).

-          Principais sintomas:

Olhos: Pode causar queimaduras graves e possível perda da visão;
Pele: Pode causar queimaduras graves;
Ingestão: Pode causar queimaduras às mucosas da boca, esôfago e estômago;
Inalação: Pode causar irritação da via respiratória superior, resultando em tosse, sensação de engasgo e de queima na garganta e edema pulmonar.

-          Classificação do produto químico: Agente Oxidante

-          Visão geral de emergências: afaste, se possível, o veículo para lugar sem trânsito; Sinalize e isole a área; Use equipamento de proteção individual; Procure eliminar o vazamento e conter o produto com terra ou areia; evitando que atinja cursos d’água e bueiros. Não utilizar ácido algum para neutralizar o Hipoclorito de Sódio, pois haverá desprendimento de Cloro.

MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS:

-          Medidas de primeiros-socorros:

-          Inalação: Vapores de derramamento são muito irritantes para membranas mucosas, remover a pessoa para local com ar fresco.

-          Contato com a pele: Irritação avermelhando a pele. Lesão na pele: remover as roupas contaminadas. Lavar as partes afetadas com grande quantidade de água.

-          Contato com os olhos: Irritação severa: lavar copiosamente com água, no mínimo por 15 minutos. Consultar Oftalmologista imediatamente.

-          Ingestão: Causam irritação para membranas da boca, garganta dores no estômago e possível ulceração.

-          Quais ações devem ser evitadas: Em caso de ingestão provocar vômito. Dar água ou leite para a vítima beber e enviar para atendimento médico. Não usar Bicarbonato de Sódio ou antídotos ácidos. Leite de Magnésia ou 30 ml de Magnésia ou 30 ml de Tiossulfato de Sódio.

MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO:

-          Meios de extinção apropriados: Fogo envolvendo este produto é improvável, mas caso ocorra, pode ser controlado por CO2, ou pó químico seco.

-          Perigos específicos: Contato com ácidos deve gerar reações violentas com produção de gases de cloro

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

-          Precauções pessoais:
-          Remoção de fontes de ignição: não combustível.

-          Controle poeira: Não se aplica (produto líquido).

-          Prevenção da inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: Usar botas, roupas e luvas impermeáveis, óculos de segurança hermética para produtos químicos, proteção respiratória e roupa adequada.

-          Precauções ao meio ambiente:

-          Sistemas de alarme: Avise imediatamente a CIA. AGRO INDUSTRIAL IGARASSU, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Órgãos de meio Ambiente, Defesa Civil e o Pró-Químico/Abiquim.

-          Métodos para limpeza:

-          Recuperação: Conter o vazamento e recolher o produto, quando possível, em recipiente de PVC ou polietileno para posterior descarte/destruição.

-          Neutralização: O Hipoclorito pode ser neutralizado com agentes redutores fracos e depois encaminhado para aterro de resíduos sanitários.

-          Disposição: Caso seja possível absorver o produto, esta absorção deve ser feita com substâncias inertes como areia e talco. Em caso de derrame, recomenda-se diluí-lo com água abundante, isolar o local e realizar freqüentes aspersões de água.

-          Prevenção de perigos secundários: O Hipoclorito de Sódio pode ser perigoso à vida aquática. Deve-se, sempre, seguir os regulamentos federais, estaduais e locais.

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

-          Manuseio

-          Medidas Técnicas

-          Prevenção da exposição do trabalhador: Utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar o contato direto com o produto.

-          Prevenção de incêndio e explosão: Não combustível.

-          Precauções para manuseio seguro: Use óculos químicos e protetor facial, luvas e vestimentas de proteção.

-          Orientações para manuseio seguro: Devem ser providas proteções completas para manuseio em carregamento de concentrados, soluções de Hipoclorito de Sódio.

-          Armazenamento

-          Medidas técnicas apropriadas: estocar em local com solo impermeável e com dique de contenção para reter o produto em caso de vazamento.

-          Condições de armazenamento:

-          Adequadas: Estocar em local ventilado, em embalagens fechadas, limpas, container próprio para corrosivos em local fresco, seco, longe da luz solar e dos produtos químicos que reagem com branqueador em caso de ocorrência de vazamento.

-          Produtos e materiais incompatíveis: Ácidos, produtos orgânicos, agentes redutores (amônia, éter, etc), metais pesados (níquel, cobalto, cobre e ferro).

-          Materiais seguros para embalagens:

-          Recomendadas: Tanques de concreto, aço carbono revestido com ebonite, PRFV ou termoplástico e pintado em cores que reduza absorção de calor.

-          Inadequadas: Tanques de cimento amianto.

CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

-          Parâmetros de controle específicos

-          Limites de exposição ocupacional: LD50 (oral, rato) para 5,25% NaClO é aproximadamente 13 g/Kg do peso do corpo e para 12,5% NaClO é aproximadamente 5g/Kg do peso de corpo.

-          Outros limites e valores: IDLH: não disponível.

-          Equipamento de proteção individual apropriado

-          Proteção respiratória: Não aplicável.

-          Proteção das mãos: Luvas de borracha ou plástico para proteção quando exposto a soluções com alta concentração (acima de 7%).

-          Proteção dos olhos: Óculos tipo ampla visão com lente resistente a impacto, com ventilação.

-          Proteção da pele e do corpo: Roupa de plástico quando houver risco derramamento. O NaClO ataca as roupas de algodão.

-          Precauções especiais: Chuveiro e lava olhos devem estar próximos dos locais de trabalho. Proteção para os pés: Calçado de borracha ou de plástico (PVC), pois NaClO ataca o couro.

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

-          Estado físico: Líquido.

-          Cor: Amarelo esverdeado.

-          Odor: Água sanitária, pungente como cloro.

-          pH: Aproximadamente 9-12.

-          Temperaturas específicas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudanças de estado físico:

-          Ponto de ebulição: a 110C há decomposição (15% NaClO)

-          Ponto de fusão: -25C (solução a 12% NaClO)

-          Ponto de fulgor: Produto não é combustível.

-          Temperatura de auto-ignição: Não inflamável.

-          Limites de explosividade superior/inferior: não aplicável

-          Densidade (água = 1) 50g/ cm3 = 1,08; 100g/ cm3 =  1,14;  140g/ cm3 = 1,21
                                2,5% = 1,03;  8,0% = 1,11;  12,0% = 1,19.

-          Solubilidade: Na água é completamente miscível.

-          Outras informações:

-          % Voláteis por volume: variável.

-          Temperatura do Vapor: 175 mm Hg a 20ºC.


ESTABILIDADE E REATIVIDADE

-          Condições específicas

-          Instabilidade: Instável. É usado em excesso de 0,5 a 2% de NaOH para controlar sua estabilidade.

-          Reações perigosas: Com ácidos.

-          Materiais ou substâncias incompatíveis: Contato com produtos orgânicos, agentes redutores e metais pesados.

-          Produtos perigosos da decomposição: Luz solar, não misturar ou contaminar com Amônia, Hidrocarbonetos, Ácidos, álcoois e Éteres.

INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

-          Informações de acordo com as diferentes vias de exposição

-          Toxicidade aguda

Olhos: Pode causar queimaduras graves e possível perda da visão;
Pele: Pode causar queimaduras graves;
Ingestão: Pode causar queimaduras às mucosas da boca, esôfago e estômago;
Inalação: Pode causar irritação da via respiratória superior, resultando em tosse, sensação de engasgo e de queima na garganta e edema pulmonar.

INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

-          Efeitos ambientais, comportamento e impactos do produto.

-          Impacto ambiental: Água: Altamente tóxico. Avise imediatamente o órgão responsável pelo abastecimento, caso o produto vazado atinja os cursos d’água. Solo: Neutralize e se necessário remova todo o material que teve contato com o produto para tratamento e disposição.

CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

-          Métodos de tratamento e disposição

-          Produto: O produto deve ser tratado como agente oxidante e deve ser descartado conforme item 6 desta norma.

-          Restos de produtos: Os restos de produto devem ser tratados como agente oxidante e deve ser descartado conforme item 6 desta norma.

-          Embalagem usada: As embalagens com resíduos de produto devem ser lavadas com bastante água antes do descarte e a água de lavagem deve ser considerada como restos de produto.


INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE:

-          Regulamentações nacionais e internacionais

-          Terrestres: Decreto – Lei 96.014 de 18/05/88 - Ministério dos Transportes – Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos dos Perigos.

-          Marítimo: Transporte por navio deve obedecer à legislação própria.

-          Para produto classificado como perigoso para o transporte

-          Número ONU: 1791

-          Nome apropriado para o embarque: Hipoclorito de Sódio.

-          Classe de risco: 8 – Corrosivo.

-          Número de risco: 85

-          Grupo de embalagem:
Rótulo: risco à saúde (3), inflamabilidade (0), reatividade (0), corrosividade (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário